Lançamento: “Encontros e Encantos de Conhecimentos e Fazeres Tradicionais com Linguagens e Ciências da Natureza”


Por Maurício Teixeira Mendes*

Novo Livro “Encontros e Encantos de Conhecimentos e Fazeres Tradicionais com Linguagens e Ciências da Natureza” é Lançado como Fruto de Colaboração interdisciplinar e intercultura. 

O livro “Encontros e Encantos de Conhecimentos e Fazeres Tradicionais com Linguagens e Ciências da Natureza” é fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido a partir da articulação do projeto de extensão “Educação do campo: saberes e práticas envolvendo letramentos e agroecologia” que está vinculado ao Programa Encontro de Saberes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). 

O material foi produzido com a colaboração entre mestres e mestras dos saberes tradicionais de Serro-MG e participantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. Este livro faz a junção entre saberes sobre agricultura e sementes crioulas, folia de reis e plantas medicinais e benzeção com os conteúdos escolares indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas áreas de Linguagens e Ciências da Natureza.

As atividades contidas no livro surgiram a partir das unidades curriculares Prática de Ensino e Desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado na Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, também localizada em Serro-MG. Essa escola é profundamente enraizada em tradições locais, e três oficinas temáticas foram desenvolvidas, abrangendo áreas como agricultura e sementes crioulas, folia de reis, plantas medicinais e benzeção. Estas oficinas foram cuidadosamente elaboradas com base nos planos de curso do Currículo Referência do estado de Minas Gerais (CRMG) e BNCC. Com um foco particular na educação crítica, inspirada pela visão de Paulo Freire, procuramos brechas nesses currículos para se pensar em uma educação dialógica e contextual.

O capítulo inicial do livro destaca a importância de incorporar os conhecimentos tradicionais no ambiente escolar, ressaltando a riqueza que essas tradições podem adicionar ao aprendizado. Os capítulos subsequentes fornecem uma visão detalhada da estruturação do material de planejamento das oficinas temáticas e oferecem um resumo das atividades desenvolvidas.

O livro está disponível no formato de e-book e pode ser baixado gratuitamente no repositório institucional da UFVJM, acessível através do seguinte endereço eletrônico: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3284 . Os autores e autoras do livro desejam a todos os leitores uma experiência enriquecedora e inspiradora ao explorar as páginas deste trabalho coletivo.




* O Prof. Dr. Maurício Teixeira Mendes é um dos organizadores do livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: