Cultura Indígena e Saberes Tradicionais

Gabriela dos Santos Cardoso e Ester Almeida da Cruz *

É importante falar das lutas que os povos indígenas enfrentam há tantas décadas, pois a guerra pelos seus direitos ainda não acabou, e apesar de tudo que enfrentam continuam com suas culturas e saberes. Não é através da vitimização que se vai começar a respeitar os povos indígenas; é preciso conhecer e admirar as belezas de sua vasta cultura. Eles criaram o seu próprio mundo com o cultivo de vegetações, extração de mel e a caça de animais. Com isso, também têm conhecimentos sobre a floresta e a sua religião, que rege os seus modos de vida e a maneira de ver o mundo. Têm muito a nos ensinar, e assim, a valorização da cultura e dos saberes tradicionais.

Um conhecimento indígena que a maioria das pessoas conhece em relação à culinária é o uso da mandioca em nossa alimentação, o famoso “beiju” ou tapioca, que tem origem indígena e que hoje já foi gourmetizado na sociedade; muitos nem sabem qual é a origem dessa iguaria. É importante conhecer para desconstruir a ideia preconceituosa de que os “índios” são incapazes de manter a sua própria sobrevivência e precisariam dos brancos para ensinar a eles como viver. Mas a luta é contínua e incessante pelo respeito à sua cultura, religião e terra.

O documentário “A Última Floresta” mostra um pouco da história dos povos Yanomami através do ponto de vista deles. É um documentário co-escrito por Davi Kopenawa [1], líder Yanomami que luta para manter sua cultura, seu povo e sua terra. O líder indígena Dário Kopenawa, Vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, luta pelos direitos de seu povo e contra o garimpo ilegal e o desmatamento das florestas em território indígena (KOPENAWA; ALBERT, 2015, p. 547).

Os principais saberes indígenas estão ligados à compreensão que eles têm da natureza, que se manifesta no trabalho, na medicina, na construção das casas, na comida e nas bebidas, nas festas e ritos, e até na língua. Os povos indígenas organizam seus conhecimentos através da cosmologia ancestral, que garante e sustenta a possibilidade de vida. A base primordial para eles é a natureza/mundo (VIVEIROS DE CASTRO, 2015, p. 29) [2].

No ano de 2019, Alessandra Korap do povo Munduruku [3], do Tapajós no Pará, alertou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o Congresso sobre o genocídio que estava acontecendo em terras indígenas, como líderanças de outros povos já estavam denunciando há muitos anos.

Em janeiro de 2023, saiu na mídia a morte de 570 crianças Yanomami ocasionadas pela fome, pelo descaso do governo e pela ganância de madeireiras e garimpeiros ilegais, segundo o Ministério da Saúde. Em 2022, foram registrados 11.530 casos de malária no DSEI Yanomami, resultado da falta de acesso a serviços básicos de saúde, somando isso à prática de garimpo ilegal, que espalha produtos tóxicos pelos rios, fonte da água que eles usam no dia a dia. No dia 20 de janeiro de 2023, o presidente Lula e ministros estiveram em Roraima para tomar algumas medidas a fim de amenizar os danos causados (ANDRADE, 2023) [4].

Dentre as ações, foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, criado o Comitê de Coordenação Nacional para o Enfrentamento à Desassistência Sanitária, distribuídas 5 mil cestas básicas e 200 latas de suplemento alimentar para crianças. A constituição de 1988 diz no artigo 231: [5]

São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens (BRASIL, 1988).

Infelizmente não vemos esse artigo ser levado a sério e com rigor. O Brasil está sendo, cada vez mais, devastado pelo extrativismo selvagem, pelas queimadas de florestas para transformá-las em carvão, ou abrir pasto para o gado, cana ou soja pelo agronegócio e pela exploração mineral. Na prática, muitas terras indígenas estão invadidas e os povos nelas encurralados, não têm contato com políticas governamentais de suporte à exploração em moldes sustentáveis (SOUZA LIMA; CASTILHO, 2013, p. 66) [6].

Há de se conscientizar a população sobre a situação, sobretudo a partir das escolas. A Lei 11.645 de 2008, no artigo 26, regulamenta que, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, “torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”. A lei encontra o objetivo de criar cidadãos conscientes dos diversos aspectos da história e das lutas dos povos indígenas e negros, resgatando as suas contribuições nas áreas sociais, econômicas e políticas pertinentes para a história do Brasil, dando reconhecimento da amplitude, da relevância e da beleza da cultura dos povos indígenas.

Por fim, é necessário compreender e valorizar as múltiplas culturas que existem sem reduzi-las ao folclore, sem fazer com que pareçam fatos curiosos e sem importância. Aprender sobre a cultura indígena é bom para refletir sobre o respeito às diferenças e sobre o etnocentrismo, que é a desconsideração das especificidades de outra cultura.


Referências

[1] KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã Yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

[2] VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Prefácio. In: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015a, p. 11-41.

[3] MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando 2: sobre vivências, piolhos e afetos: roda de conversa com educadores. UK’A Editorial, 2017.

[4] ANDRADE, Tainá. Terra Yanomani tem 11 mil casos de malária relacionados ao desmatamento. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/01/5067888-terra-yanomani-tem-11-mil-casos-de-malarias-relacionados-ao-desmatamento.html. Acesso em: 24 maio 2023.

[5] BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 2014.

[6] LIMA, Antonio Carlos de Souza; CASTILHO, Sergio Ricardo R. Povos indígenas, preconceito e ativismo político: A luta contra a percepção colonial dos indígenas no Brasil contemporâneo. Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública, p. 65-84, 2013.




* Gabriela dos Santos Cardoso e Ester Almeida da Cruz são acadêmicas da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), curso ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziram este artigo de opinião na disciplina Diversidade e Educação, ofertada no segundo semestre de 2022 (janeiro a junho de 2023). Foram orientadas pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro.

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