Por Solidade Figueira [1]
Ouça um trecho lido pela própria autora a seguir. O texto completo, em formato escrito, segue logo abaixo.
Meu primeiro contato com as tecnologias digitais foi na escola, situação totalmente diferente e nova na época, visto que ainda não tinha conhecimento do uso de computadores e achava que qualquer manuseio errado poderia estragar aqueles aparelhos até então desconhecidos. Mas também foi um momento de entusiasmo. Uma das coisas que tenho quase certeza que a maioria fazia, e eu também fazia quando criei mais intimidade com a tecnologia, era ir a um laboratório de informática para explorar e jogar vários jogos que existiam e eram populares na época da escola.
As redes sociais também já eram muito usadas. Recordo que quando aprendi a ligar e a desligar o computador e a usar o mouse, ia até uma lan house e pagava por hora para fazer uso. A partir desse contato com essas tecnologias comecei a ter mais conhecimento e experiência e, obviamente, a gostar da novidade.
Na escola, além dos professores que auxiliavam nas atividades didáticas, havia as amizades que ajudavam nos jogos e redes sociais. Até iniciei um curso de informática, o deslocamento da zona rural, onde eu morava, para a zona urbana me impediu de prosseguir com o curso.
Atualmente, faço mais uso das novas tecnologias e com maior sagacidade, pois tive condições de ter um celular e um notebook que me deixaram mais perto do mundo digital. Os equipamentos se tornaram imprescindíveis para o dia a dia, principalmente por causa dos estudos, das páginas de ensino que possuem diversas dicas de como atuar na área da educação, essas são as mais visitadas por mim. Sempre que tenho um tempo entre os afazeres diários, administro o tempo também para acessar páginas de entretenimento, como redes sociais, onde faço uso apenas pessoal. Posto muito sobre minha filha. Dessas redes sociais uso mais o Instagram e o WhatsApp.
Na minha rotina, geralmente uso o celular assim que acordo pela manhã, pois ele também é despertador. Aproveito enquanto desperto do sono para ver meus e-mails. Nas manhãs em que não estou na escola lecionando e estou cuidando de outras tarefas, volta e meia pego o celular para olhar mensagens ou entrar em redes sociais. Ao decorrer do dia e com as outras tarefas cumpridas, uso o notebook para realizar meus trabalhos acadêmicos e montar meus planos de aulas. Às vezes, durante a noite, acesso plataformas de filmes, séries e documentários. No dia de ontem, recordo que utilizei mais o celular, que hoje é um minicomputador e te oferece além do que dele se espera, para acessar minhas páginas de trabalho e estudo mesmo fora de casa. Assim é na maioria dos meus dias e minha relação com as tecnologias.
Em função da tecnologia, as práticas sociais que mudaram, de um modo geral, foram as conversas presenciais. Vejo que é raro o ato de ir até a casa, o trabalho ou outros ambientes ter um contato com outra pessoa. Além das visitas, cartas escritas a mão e mensageiros orais foram, de certa forma, substituídos por vídeos editados, vídeo chamadas, mensagens instantâneas. Por outro ponto de vista, as tecnologias facilitaram nossas vidas com, por exemplo, aplicativos que ajudam a evitar filas em banco, as consultas, reuniões, compras e outros, que demandavam um contato pessoal e deslocamento, que estão sendo feitas a distância, tudo em decorrência do avanço das tecnologias.
É notório que os avanços tecnológicos são grandes e trazem ferramentas de grande valia para evolução de muitas áreas no mundo, da saúde à comunicação, mas devemos ver seus impactos negativos. Na educação e como professora pretendo usar ferramentas que hoje são foco de interesse dos alunos, de forma contextualizada e que envolvam os alunos de maneira didática.
Na minha trajetória escolar, utilizava apenas computadores dos laboratórios de informática da escola. Os celulares ainda eram acessíveis apenas para as classes mais favorecidas. Nos dias atuais, ainda se utiliza muito desses laboratórios, mas os celulares também são bem utilizados. Na escola em que atuo só se pode utilizá-lo para fins pedagógicos e com permissão da diretoria.
Na universidade, o uso do celular e do computador é diário. O celular traz praticidade, pois permite acessar páginas, livros digitais e vídeoaulas em qualquer lugar, responder e-mails, acessar e armazenar documentos digitais de forma segura. O notebook dá mais conforto na realização de todas essas tarefas, pois dá maior visibilidade na leitura e evita forçar muito a visão, já que possui uma tela maior, e o teclado facilita a escrita.
Vale ressaltar que essas ferramentas auxiliaram muito na universidade na pandemia, pois nos ajudou a evitar o atraso matérias e atividades. Passamos a ter conhecimento de novas ferramentas de ensino que foram utilizadas no dia a dia e no contexto escolar, como o Google Meet, muito usado para reuniões de trabalho e aulas. Hoje na minha rotina sempre há espaços para uso do celular, pois através dele tenho acesso a todo momento a questões relacionadas ao meu estudo, ao meu trabalho e outras áreas também.
Em algumas comunidades do campo do meu município, com a chegada da rede de celular em algumas áreas, tenho presenciado muito o uso do celular, o que era raro. Algumas escolas, inclusive a estadual na qual atuo, têm internet em todos os computadores de forma que o acesso se tornou mais fácil para todos os usuários. As escolas municipais da minha cidade também contam com essas tecnologias, inclusive as escolas do campo que contam com roteadores de internet. Assim notamos que o avanço das tecnologias para fins pedagógicos foi grande, porém vale ressaltar que é necessário um plano específico para esse uso didático, consciente e, principalmente, eficiente destes recursos, tanto para a formação dos profissionais quanto dos alunos.
Quanto à minha atuação na sala de aula, como professora iniciando carreira, acredito que vou me deparar com inúmeras possibilidades com as tecnologias e dificuldades também. Usadas em vários momentos e tarefas reais da vida, no âmbito escolar não pode ser diferente e esse é um grande desafio. O ideal é que o professor tenha domínio sobre as ferramentas usadas pelos jovens, para trazê-las para o contexto educacional para que reflitam criticamente sobre esses usos. Incentivar um bom uso das tecnologias em atividades de conscientização é tarefa do professor e da escola.
[1] Solidade Figueira é graduanda do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Este trabalho foi orientado pelos professores Carlos Henrique Silva de Castro, Luiz Henrique Magnani e Mauricio Teixeira Mendes.