Os meios tecnológicos e suas dimensões no aprendizado

Por Elisete Martins da Silva [1]

Ouça um trecho lido pela própria autora a seguir. O texto completo, em formato escrito, segue logo abaixo.

 Atualmente uma grande concentração de pessoas têm acesso a tecnologias digitais como mídias, aplicativos, jogos etc. Cada vez mais estamos conectados e necessitados desses recursos tecnológicos. As tecnologias proporcionaram muitos avanços, oportunidades e desenvolvimento para a sociedade, como na comunicação rápida com pessoas por todo o mundo, em pesquisas científicas, no meio educacional, automatização de muitos trabalhos, entre outros. No entanto, cabe ressaltar alguns malefícios como, por exemplo, o uso excessivo das mídias que se tornam pessoas viciadas no uso delas. Outros pontos são as fake news e, principalmente, a exclusão de muitas pessoas que não possuem recursos tecnológicos como internet, celulares, computadores, entre outros.

O meu primeiro acesso à internet aconteceu no ano de 2014, quando já contava com os meus 15 anos de idade. Utilizava o celular de uma amiga que me emprestava para acessar o Facebook, que foi a minha primeira conta criada nas redes sociais. Nessa época, utilizávamos internet por dados móveis fornecida pela rede da operadora da Vivo nas comunidades rurais em nossa região. Porém o acesso ao Facebook, que era a única rede que utilizava, era limitado a alguns minutos de algum dia da semana, pois minha amiga morava muito longe da minha casa. No ano seguinte comprei o meu primeiro telefone e então passei a utilizar o Facebook com mais frequência. Logo fui descobrindo novos aplicativos como, por exemplo, WhatsApp, Youtube, Kwai e Instagram, que são ferramentas que utilizo para postagem de fotos, interação, pesquisa, divulgação de trabalho, assistir a vídeos e para ficar antenada às informações e as notícias que estão circulando.

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, na comunicação, no trabalho, nas escolas. Os métodos de ensino também vêm inovando com o uso de novas tecnologias, mesmo nem todo aluno tendo acesso, o que dificulta bastante. No entanto, os professores precisam trabalhar com as ferramentas do nosso tempo em favor do ensino-aprendizado, de modo que as utilizem de maneira consciente, de maneira que, por exemplo, reconheçam fake news e usem os celulares, que é mais comum entre eles, em práticas transformadoras.

Durante a minha formação básica não utilizavam esses novos recursos tecnológicos atuais, pois poucos tinham telefones ou computadores, nem mesmo os professores tinham acesso a um data show. Então utilizávamos mais os livros didáticos. No ano de 2018, ao ingressar no ensino superior na UFVJM, o uso das ferramentas digitais tornou-se mais presente, mas o meu   acesso a elas ainda era precário, pois tinha que acessar a internet por meio de um telefone dados móveis, o que limitava a qualidade e acesso.

No ano de 2020, com a pandemia do covid19, a necessidade de melhorar meu acesso se tornou inadiável. Assim, anos após meu primeiro acesso no celular da amiga, pude optar por um plano de internet via Wi-Fi. Também pude trocar de aparelho celular, pois o antigo era um modelo simples e necessitava de mais memória de armazenamento. Foram adaptações demandadas pela pandemia, que geraram gastos a mais no orçamento, e proporcionaram muito mais tempo de conexão e a utilização de mais recursos tecnológicos que ainda não conhecíamos. Com as aulas sendo realizadas on-line, tivemos que nos adaptar a novos aplicativos que contribuíram para novos métodos de ensino como, por exemplo, Google Meet, Google Classroom, Google Drive e Gmail. Essas foram as ferramentas que mais utilizamos e que contribuíram para o ensino e muitos aprendizados. 

De modo geral, as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, para trabalho, estudo e lazer, como venho pontuando. Vemos, inclusive, grande parte das crianças, adolescentes, adultos e mesmo os idosos, mais resistentes, inseridos em redes de comunicação e usando com competência seus aparelhos tecnológicos. Porém, ainda há uma limitação no acesso por falta de infraestrutura de internet e de outras ferramentas e aparelhos tecnológicos. Mediante o contexto educacional e enquanto futuros educadores, devemos buscar métodos e estratégias para utilizar essas tecnologias em sala de aula, proporcionando maior inclusão, aprendizados e desenvolvimento dos letramentos dos alunos em práticas com o meio digital, pois como já estão em contato constante com esse mundo virtual. Os professores podem utilizar esses novos métodos a seu favor em sala de aula fazendo das tecnologias uma ponte entre o aluno e o conhecimento.

[1] Elisete Martins da Silva é graduanda do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Este trabalho foi orientado pelos professores Carlos Henrique Silva de Castro, Luiz Henrique Magnani e Mauricio Teixeira Mendes.

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