Memória sobre leitura

Por Daniela Karine de Souza Santana Silva [1]

Ouça o texto lido pela própria autora a seguir. O texto completo, em formato escrito, segue logo abaixo.

Na minha infância, em casa tinha livros didáticos, de historinhas e a bíblia, pois minha mãe e meu irmão também estudavam e sempre estavam lendo algum material. Como era uma criança muito curiosa, ficava observando as imagens dos livros, pois ainda não sabia ler.

Comecei ir para a escola com cinco anos de idade. Como ficava distante da minha casa, fazia o trajeto até à escola a pé e na companhia de alguns colegas que apesar de ser cansativo era bem divertido.

Estudava em uma sala multisseriada, durante a alfabetização comecei a aprender as letras e usá-las para formar meu nome também ainda não conhecia os números foi um pouco difícil aprender a fazer as contas. Nessa primeira escola não tinha biblioteca, mas tinha um armário onde tínhamos acesso aos livros, mesmo assim os professores contavam muitas historinhas. Considero muito importante que a família participe do processo de aprendizagem dos filhos.

Vejo algumas diferenças de quando concluir o ensino médio, estou voltando aos estudos depois de 13 anos e encontro-me com um pouco de dificuldade porque os textos são técnicos e muito material para ser lido, também me falta domínio nas tecnologias. Tenho muito interesse em aprender para poder aprimorar meus conhecimentos. Ao chegar à faculdade, noto que o ensino que obtive na escola foi frágil, pois vejo alguns conteúdos básicos que não aprendi durante o período escolar.

Sobre as questões financeiras desde adolescente eu era representante de revistas e feirante. A partir disso, aprendi a ter um bom domínio com dinheiro e contas básicas, o ensino médio contribuiu sim para meu o aprendizado com vendas, porém para questões sobre imposto de renda e movimentação bancárias a escola não ensinou esse conteúdo de educação financeira.



[1] Daniela Karine de Souza Santana Silva é graduanda da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada no primeiro semestre de 2023. A organização e edição do material foi feita pelo Projeto de Extensão Aula Digital.

Este trabalho foi orientado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, com as ricas contribuições na revisão e organização do tutor Marcos Roberto Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: