O letramento e minha infância

Por Ana Adilza Lemes Martins Soier [1]

Ouça o texto lido pela própria autora a seguir. O texto completo, em formato escrito, segue logo abaixo.

Fonte:

Na minha infância não tive acesso a textos escritos antes de ingressar na escola. Meus pais eram analfabetos, não entendiam a importância dos livros na vida da criança. Mesmo se entendessem, não tinham condições financeiras para arcar com mais gastos. Mas de uma coisa me lembro bem: foi quando minha mãe, depois de concluir seus afazeres, depois de tomarmos banho e deitarmos (falo todos, pois éramos quatro irmãos), começava a contar histórias, e as histórias eram coloridas, cheias de detalhes, suspenses e todas com lição de moral no final.

Meu primeiro acesso aos livros e aos números foi na escola. Nela aprendi o alfabeto, a somar, a diminuir, aprendi sobre o valor do dinheiro nos livros de matemática. Os problemas matemáticos envolviam compras, dinheiro, coisas do meu cotidiano. Gostava muito.
Aprendi a ler e a escrever aos oito anos. Transcrevia uma ficha que continha os alfabetos maiúsculos e minúsculos, nome do aluno, da escola. Não gostava muito de aprender por repetição. Usava o livro “O Barquinho Amarelo”.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental consegui absorver tudo que foi ensinado, e quando tinha dificuldade em algum conteúdo, era aprendido em aulas de reforço. Já nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio não fui muito bem na escola, pois perdi minha mãe e não tinha contato com meu pai e parentes. Éramos todas crianças. Ao invés de estudar, estávamos focados em sobreviver. Mas sair da escola nunca foi uma opção. Mesmo com todos os desafios, consegui concluir o Ensino Médio.

Minha experiência em quase um mês de faculdade está sendo muito boa. Há várias formas de aprender no ambiente virtual: por textos, vídeos, webconferências, fórum, chat etc. Meus hábitos de leitura mudaram. Passei a ler mais (o que é positivo), pois assim terei um melhor desenvolvimento na interpretação e compreensão de textos, terei mais argumentos e referências. Ainda estou me organizando com os estudos, mas pretendo inserir mais livros na minha rotina.
Nesses doze anos de vida escolar, o que sinto falta, e não foi ensinado na escola, foi sobre educação financeira. Não aprendi a declarar imposto de renda, a economizar, não aprendi coisas do dia a dia, que hoje preciso, mas não sei fazer.

[1] Ana Adilza é graduanda da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada no primeiro semestre de 2023. A organização e edição do material foi feita pelo Projeto de Extensão Aula Digital.

Este trabalho foi orientado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, com as ricas contribuições na revisão e organização do tutor Marcos Roberto Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: