Memória de letramento

Por Dásio Gabriel Silva Leite [1]

Ouça o texto lido pelo próprio autor a seguir. O texto completo, em formato escrito, segue logo abaixo.


Na minha casa era de certa forma comum o acesso a textos escritos, em especial livros de histórias infantis, que minha mãe costumava comprar. Na minha adolescência, minha mãe procurou incentivar a leitura comprando livros de literatura.

A pessoa da qual me lembro em minha casa, com livros, era a minha mãe, que é professora e tinha contato com livros escolares. Além dela, tinha a minha avó, que já não é mais viva, e que costumava ler a Bíblia.

Eu aprendi a contar sozinho e utilizava esse conhecimento em brincadeiras na rua, como contar em pique-esconde. No que se refere a fazer contas, aprendi em casa com primos mais velhos, que costumavam me ensinar algumas coisas nos meus tempos livres, a meu pedido. Assim, na escola, eu tinha certa facilidade. Desde jovem já entendia o valor do dinheiro e fazia uso dele para comprar coisas, como balas, por exemplo.

Com relação às primeiras letras, aprendi na escola. Não me lembro disso muito bem, só recordo que gostei bastante. Só fui ter acesso constante à escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Eu escrevia sobre temas diversos nas aulas de produção de texto, propostos por professores. A escola foi importante nos meus letramentos iniciais por estimular minha escrita.

Nas escolas que estudei havia bibliotecas. Porém, na época, não éramos muito incentivados a frequentá-las. Aprendi a ler com mais intensidade fora da escola, depois de formado, por se fazer necessário para conseguir ingressar na faculdade. Na universidade é preciso continuar lendo bastante para poder ter melhor proveito nas disciplinas. Procuro ler o que os professores recomendam. Textos universitários são mais complexos, mas com a prática acredito que tenderão a ficar menos complicados.



[1] Dásio Gabriel Silva Leite é graduando da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada no primeiro semestre de 2023. A organização e edição do material foi feita pelo Projeto de Extensão Aula Digital.

Este trabalho foi orientado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, com as ricas contribuições na revisão e organização do tutor Marcos Roberto Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: