Como tudo começou

Por Christiany Dias Mota [1]

Ouça o texto lido pela própria autora a seguir. O texto completo, em formato escrito, segue logo abaixo.


 

Sou a terceira filha dos meus pais, então meus irmãos mais velhos já iam para a escola, sempre tive curiosidade de saber como era a escola. Sendo que minha irmã mais velha e minha mãe gostavam de brincar de escolinha. Então ao chegar da escola minha irmã ia brincar de escolinha e assim ensinava escrever o nome, contar, a ler dentre outras coisas; como era bom e nem sabia o bem que isso fazia. 

Em casa tive contato com textos não escritos, meu pai adora ouvir rádio Itatiaia, ele ouve o dia inteiro e já minha mãe gostava de assistir televisão com as novelas e jornais. Sendo assim de uma forma ou de outra tinha acesso à informação, o que foi importante para o desenvolvimento do aprendizado.

Então minha mãe arrumou um serviço na escola e nos levava para ficar na creche, lá havia mais crianças, era muito divertido. Essa foi uma fase nova no meu aprendizado e desenvolvimento social. Na creche havia uma professora que acompanhou o meu aprendizado, as coisas que mais gostava era de pintar e da hora da roda da história, momento que viajava na história lida.

Minha irmã tinha muitos gibis da turma da Mônica, ela os lia para a gente, era muito bom, eu viajava através da leitura dela, parecia estar acontecendo na minha frente. Estes foram bons momentos que não voltam mais. Sempre me espelhei na minha irmã mais velha, ela foi uma mulher muito esforçada para tudo que ela fazia. Por meus pais não terem terminado os estudos, eles diziam que a coisa mais importante a nos oferecer seria os estudos, sendo este o bem mais precioso com a qual poderiam nos dar, pois na época deles estudar era muito difícil.

Fui para escola sabendo escrever meu nome, já lia algumas palavras e sabia um pouco dos números. Mas tudo graças a minha mãe e irmã que consegui ir para a escola sabendo um pouco, pois a parceria da família com a escola é muito importante para ajudar no aprendizado infantil não apenas no ensinar, mas também no incentivo, na motivação para aprender e sempre procurar aprender mais.

Uma época que me recordo bem é a terceira série, pois a professora incentivava à turma a leitura e a produção de texto. Devido a isso, eu usava a imaginação para escrever. Estas aulas eram dinâmicas e facilitava muito o meu aprendizado.

Lembro-me de quando comecei a aprender sobre números e operações matemáticas, gosto muito dessa disciplina, me recordo das gincanas matemáticas desenvolvidas em sala de aula pela professora do ensino fundamental. Fazia amarelinha com corrida de carrinhos e avançava para frente aqueles que acertavam as operações. Houve também no ensino fundamental um professor “carrasco”, mas que se empenhava em ensinar da melhor forma possível, a base matemática que tenho hoje se deve aos esforços dele.

Todas as escolas que frequentei tinham bibliotecas, mas tenho duas recordações significativas, a primeira era sobre a biblioteca móvel e a outra era a barraquinha de leituras. Desse modo ficava mais fácil para conseguir livros para ler, além disso, eram realizadas também disputas de leitura, tudo era muito prazeroso.

Uns anos atrás iniciei uma faculdade de licenciatura em Física no IFNMG, Campus Januária, que infelizmente tive que parar por motivos particulares. Hoje ingressei no mesmo curso na UFVJM.  Atualmente busco ler as publicações oferecidas no curso de licenciatura de Física, mas no momento não me adaptei com a dinâmica EAD.  Tenho por hábito ler diversos gêneros, tais como: textos narrativos, expositivos, injuntivos dentre outros, tenho costume de ler de tudo um pouco. Quando há hábito de ler, o indivíduo melhora sua escrita, seu vocabulário. Entretanto ainda assim acho complexo interpretar algumas atividades que são oferecidas no curso EAD. No ensino médio não tive aulas de economia e nem na parte burocrática então essa parte sofro para desenvolver, mas procuro me informar e adaptar para melhorar nessa área.  Estou realizando um sonho.



[1] Christiany Dias Mota é graduanda da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada no primeiro semestre de 2023. A organização e edição do material foi feita pelo Projeto de Extensão Aula Digital.

Este trabalho foi orientado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, com as ricas contribuições na revisão e organização do tutor Marcos Roberto Rocha.

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