Autobiografia do meu letramento

Por Moisés Santos Silva [1]


Antes de frequentar a escola, ao qual me lembro de mínimos detalhes, não era muito comum ver pessoas estudando e escrevendo. Revistas e folhetos notavam pessoas lendo. Lembro também dos livros de músicas partitura/teoria do meu pai, que era ilustrado com diversas imagens de instrumentos musicais, notas, dentre outros. Em casa, minha mãe sempre procurou me ensinar o básico, como números e letras; entretanto quando entrei na escola tive certa facilidade em continhas, como de somar e subtrair.

Sobre a escrita nas séries iniciais a caligrafia não era muito boa, e um pouco mais a frente depois de aprender a escrever, sempre escrevia uma ou outra palavra faltando letra. A escola teve o papel fundamental na minha vida.

Minha vida escolar sempre foi em escola pública, nunca fui um aluno de gostar muito de leitura, sempre tive comigo que compreendia mais observando, assistindo. Em todas as escolas que estudei tinha biblioteca totalmente equipada com vários tipos de livros, lembro que em uma determinada escola no ensino fundamental a professora, usava o horário dela para o aluno ir a biblioteca escolher algum livro do seu gosto ler e posteriormente fazer um resumo para ser apresentado na frente, sempre tive muita vergonha de falar em público, era uma emoção e tanto apresentar resumo/trabalho.

No ensino médio, os professores “pegavam mais no pé” e sempre distribuía livros para os alunos para lerem em casa. Pediam resumos em datas como a semana da consciência negra, promoviam a hora da leitura com livros nessa temática, apresentações de teatro, redações com diferentes temas propostos pelo docente, dentre outras atividades. Ainda no ensino médio conseguir identificar que o meu pensamento de apreender mais somente assistindo ou observando, era meio que uma “desculpa”, para não ler, e que com a leitura conseguiria aprender muito, e através dela ter facilidade na escrita e na fala.

Em relação aos gêneros textuais na universidade, ainda tenho um pouco de dificuldade, principalmente em artigos, algumas palavras que não sei o significado dentre a forma correta de ler um texto universitário, mas desde que iniciei o curso, em qualquer tempo disponível leio os materiais complementares, já com um dicionário ao lado, também de vez em quando faço leitura de alguns artigos que procuro no Google acadêmico, para já ir me familiarizando com esses novos gêneros textuais.



[1] Moisés Santos Silva é graduando da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada no primeiro semestre de 2023. A organização e edição do material foi feita pelo Projeto de Extensão Aula Digital.

Este trabalho foi orientado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, com as ricas contribuições na revisão e organização do tutor Marcos Roberto Rocha.

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