Ingrid Cristina dos Passos e Igor Cassio dos Passos*
A migração do campo para a cidade é um processo em que a população da zona rural se transfere para as cidades, trocando as atividades rurais pelas urbanas (SIQUEIRA, 2012) [1]. Esse fenômeno tem crescido cada vez mais, e um dos principais motivos é a industrialização. Um exemplo dessa industrialização é a “Revolução” Verde, que representou uma ruptura nos meios de produção do campo ao introduzir a mecanização e, com grandes investimentos, alterou as estruturas produtivas tradicionais.
Com a chamada Revolução Verde ocorreu a elitização do acesso à terra, uma vez que a mão de obra dos pequenos agricultores foi substituída por maquinários. Da mesma forma, muitos pequenos produtores não foram incluídos no acesso às novas tecnologias, levando muitos à falência e os obrigando a vender suas terras e migrar em busca de emprego (BRASIL, 2021) [2]. Consequentemente, os agricultores familiares, que produzem tanto para sua própria subsistência quanto para a venda em mercados e projetos escolares, também são afetados. Com a modernização crescendo cada vez mais, a mão de obra dos camponeses é dispensada, o que resulta no êxodo rural.
Segundo Rosset (2013) [3], a agricultura está perdendo força devido à migração, muitas vezes de famílias inteiras, para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida, estudo, aumento da renda e acesso à saúde. Consequentemente, há uma diminuição na população rural e um aumento na população urbana.
Com a chegada de novos moradores nas cidades e o crescimento populacional, as moradias acabam sendo construídas em lugares totalmente sem planejamento. Outro problema na busca por emprego é que boa parte dessas pessoas não possui boa formação e especialização. Siqueira (2012) [1] afirma que, devido à pouca escolaridade, as pessoas provenientes da agricultura não encontram empregos de qualidade. Tanto homens quanto mulheres enfrentam trabalhos exaustivos e mal remunerados. Os filhos também acabam renunciando aos estudos e da infância para ajudar nas despesas da casa, expondo-se a todo tipo de perigo.
Dessa forma, muitos buscam melhores condições de vida, mas se deparam com outra realidade, tendo que viver com uma qualidade de vida inferior à que possuíam no campo. Alguns ficam desempregados e vão morar nas periferias em condições de vida desumanas, sem o mínimo de higiene e segurança. Como consequência, por falta de oportunidades, surgem atividades ilícitas, o que, por sua vez, leva a um aumento da violência e da marginalização.
Para superar o êxodo rural, é necessário criar alguns mecanismos, sendo a agroecologia um dos meios de garantir a permanência das pessoas no campo. A agroecologia envolve uma diversificação das atividades agrícolas com a participação da comunidade local. Elas podem ser desenvolvidas por meio da agrofloresta e da agricultura orgânica. Nessa atividade, há geração de empregos devido à necessidade de maior mão de obra e aumento da renda com a comercialização local dos produtos obtidos. Além disso, ocorre o fortalecimento das comunidades e dos saberes tradicionais, incentivando os agricultores a produzirem alimentos saudáveis.
Uma maneira de iniciar esse processo é introduzir cursos técnicos em agroecologia no ensino médio. Esse curso proporciona mais conhecimento e especialização na área, tornando o ambiente da agricultura mais atrativo para os alunos e incentivando-os a desenvolver o espírito empreendedor, para que se tornem proprietários dos próprios negócios e não precisem migrar em busca de novas oportunidades
Referências
[1] SIQUEIRA, Volmir. Industrialização, Urbanização, êxodo rural, no Sudeste do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Unijuí-RS, 2012, 46 f. Disponível em:: https://www.yumpu.com/pt/document/read/18762320/tcc-volmir-de-siqueira-prontopdf-unijui>.
[2] Brasil Escola. Êxodo rural. Aula em Youtube, disponibilizada em 11 de julho de 2021. Disponível em: <https://youtu.be/X7xgn781lY8>.
[3] ROSSETTI, Daniela Paula. Agricultura familiar: aspectos motivadores do êxodo rural em Constantino – RS. 2013. 84 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2013.
* Ingrid Cristina dos Passos e Igor Cassio dos Passos são acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), curso ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziram este artigo de opinião na disciplina Diversidade e Educação, ofertada no segundo semestre de 2022 (janeiro a junho de 2023). Foram orientados pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro.