Letramento digital quando?

Por Eliude de Sousa Ferreira [1]

Ouça um trecho lido pela própria autora a seguir. O texto completo, em formato escrito, segue logo abaixo.

Durante minha infância, na minha casa não havia computador nem celular. A primeira vez que liguei um computador foi na escola, no Ensino Fundamental II. Lembro-me que, vez ou outra, algum professor levava a turma para a sala de informática; mesmo havendo poucos computadores e alguns estarem sem funcionamento, eram momentos de muita aprendizagem. Logo que chegávamos na sala de informática, ligávamos os computadores para pesquisarmos o que o professor havia proposto. O professor sempre exigia que transcrevêssemos para o caderno o resultado de nossas pesquisas. Normalmente éramos três ou quatro pessoas em cada computador. 

Eram aulas mais dinâmicas, quando a gente ficava mais livre, e no final sempre dávamos conta da missão. Assim aprendemos naquelas aulas que a internet pode ser usada como fonte de pesquisas. Nessa época, de 2007 a 2010, eu não usava nenhuma rede social e o contato com a internet era apenas para pesquisas. Em 2011, com 15 anos, comprei meu primeiro celular. Minha primeira conta no Facebook foi criada nessa mesma época, mas no Telecentro da cidade com a ajuda de alguns colegas que faziam cursos lá. Nessa época acessava o Facebook raramente, já que em minha casa não tinha internet e meu celular também não. Em 2014 comecei a usar o WhatsApp.

Atualmente não utilizo mais o Facebook, mas estou presente no e-mail, Telegram, Instagram e WhatsApp, que me ajudam a me comunicar com familiares, colegas, interagir em grupos do curso que faço atualmente, para atender demandas da escola onde trabalho, e para ver o mundo ao meu redor, conhecer paisagens e pessoas de outros lugares. Nesse mundo globalizado, não poderia esquecer de mencionar os sites que utilizo para compras, em procedimentos fáceis, sem precisar sair de casa. O Mercado Livre, a Shopee e a Magalu trazem até mim coisas que em minha cidade não encontro.

As tecnologias estão muito presentes no meu dia a dia. Ontem, como exemplo, ao acordar, peguei o celular para me situar no tempo, depois conversar com meus familiares e ver o dia das pessoas que sigo no Instagram. Nessa conta no Instagram vejo postagens de colegas e publico o humor do meu dia. Gosto de ver paisagens e mensagens reflexivas e de interagir com as pessoas por lá, não uso a ferramenta par fins comerciais. No meu dia a dia sempre assisto a conteúdos no YouTube. Gosto de acompanhar pessoas que viajam por outros países como a Monyse Garcia, acho fantásticas as viagens que ela faz em vários lugares, como na Turquia. É uma das formas que viajo sem sair do lugar.

Mesmo com essas tecnologias presentes há algum tempo na minha vida, a faculdade contribuiu significativamente para que me apropriasse mais dos conhecimentos tecnológicos, na produção dos trabalhos. Logo no início do curso tínhamos as mentorias, onde aprendi muitas coisas sobre formatação, acesso ao o Moodle, ao e-campus etc.

As pessoas da minha comunidade nem sempre veem a tecnologia como vejo. Há algumas, como a minha avó, que não sabem usar o celular; outras usam apenas para fazer ligação ou comunicar pelo WhatsApp. Mas também há tem aquela que estão até no Tik Tok, curtindo e compartilhando os diversos aspectos da globalização.

Na minha perspectiva, a Educação do Campo hoje não pode se limitar ao território do campo, pois é preciso possibilitar aos nossos adolescentes verem o que está fora do campo. É possível trabalhar conteúdo da cultura digital para que eles não fiquem excluídos. Um professor de língua pode, por exemplo, trabalhar gêneros textuais, realizar aulas que possibilitem aos alunos pesquisar, perceber que a internet é uma fonte que precisa de cuidados, mas contribui com diversas causas, como a comunicação que permite conhecimento.

[1] Eliude de Sousa Ferreira é graduanda do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Este trabalho foi orientado pelos professores Carlos Henrique Silva de Castro, Luiz Henrique Magnani e Mauricio Teixeira Mendes.

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