Apresentação

Memórias 6 Insta

Logo abaixo pode ser lido o texto de apresentação do sexto volume da coleção Memórias de Letramentos. Cada um dos 50 textos serão publicados nesta página, além do formato e-book e impresso (clique no banner ao lado ou no fim da página.

É com satisfação que apresentamos uma nova coletânea de narrativas, a sexta da série, que reflete diferentes experiências de vida marcadas por práticas sociais com a leitura, a escrita, os números e as aprendizagens decorrentes. Trata-se de cinquenta textos que nos levam a refletir sobre a importância da educação em nossas vidas e o poder transformador da palavra escrita e da leitura de mundo.  Os autores e autoras são futuros pedagogos, estudantes da disciplina Práticas de Leitura e Produção de Textos, em que o processo de escrita e edição deste livro ocorreu. Neste volume, desde os primeiros anos de vida até os desafios da vida adulta, cada autor e autora compartilha suas memórias, aprendizados e reflexões sobre o papel da escola, da família e de suas relações sociais em suas trajetórias com as letras e os números.

Essas histórias vêm sobretudo de Minas, mas os cenários da Bahia e de São Paulo também têm espaço. As professoras e professores aparecem como os maiores influenciadores da leitura, junto a algum parente ou madrinha. Ganhando destaque especial nos corações, estão as professoras Clarisse, Dinorá, Lilian, Eriene, Eliana, a Tia Luiza e o Tio Zezinho. Entre os futuros professores, há filhos de professoras e uma escritora em formação, usuária bem-sucedida de ferramentas típicas da era digital, como Wattpad e Kindle. O acesso à leitura, às vezes, era dificultado até pela burocracia de uma biblioteca ou outra, mas elas também são cenário de lindas viagens e descobertas. As barreiras nunca foram poucas para grande parte desses sujeitos dos Vales de Minas, como o acesso, a timidez e até uma língua presa, mas a superação dos desafios dá o tom dos relatos aqui reunidos.

Sobre as experiências de leitura, os clássicos infantis e infantojuvenis são os mais citados, a exemplo dos gibis. Clássicos como nacionais como A Turma da Mônica, Sítio do Pica-Pau Amarelo e O Barquinho Amarelo perpassam as experiências literárias junto a clássicos universais do gênero como Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio e João e o Pé de Feijão. Na infância, é notável como a Bíblia já faz parte da rotina da maioria das famílias. Mais tarde, sobretudo por influência da escola, outros clássicos e diferentes épocas foram apresentados à maioria dos autores desses 50 relatos. Do século IXX, são citadas as obras Dom Casmurro, Quincas Borba, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Iracema, O Guarani e Senhora. Ora acompanham o nome do autor, ora o foco são as personagens e ó título da obra. Antes disso, apenas o shakespeariano Romeu e Julieta é citado. Do século XX aparecem autores de prosa e poesia como Clarice Lispector, Cecília Meireles, José Lins do Rego, Vinícius de Moraes, Jorge Amado e Maria José Dupré.

De maneira geral, autores e autoras demonstram orgulho de suas trajetórias e conquistas, como fazer o tão sonhado curso superior em uma instituição pública federal. É fundamental destacar a importância de trazer mais um grupo de narrativas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões ricas em história, cultura e linguagem. Essas áreas, muitas vezes negligenciadas, possuem um vasto repertório de experiências que merecem ser compartilhadas.

Que este livro seja um convite para explorar as experiências e particularidades de letramentos de cinquenta autores e autoras, futuros professores e professoras, bem como celebrar essa diversidade de vozes, que se somam às outras 148 das cinco edições anteriores, enriquecendo nosso debate sobre aprendizagem e ensino das letras e sobre uma leitura mais genuína do mundo.

Carlos Henrique Silva de Castro, Kátia Lepesqueur e Virgínia Batista (Orgs.)

Outubro de 2024

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