Daniel Xavier da Silva, Espinosa/MG
Ainda na infância me ocorreu o primeiro contato com as letras e os números. Ao adentrar nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, fui ensinado pela professora do primário sobre a escrita, a leitura e a contagem dos números. Em casa, embora com baixo grau de escolaridade, meus pais sempre me incentivavam aos estudos.
Ao passo que se avançava os aprendizados, havia também a progressão e o aperfeiçoamento do conhecimento. Sempre me interessei por todas as áreas de conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza e, com uma maior afinidade, nas ciências exatas.
Os aprendizados construídos na escola eram plenamente aplicáveis na vida cotidiana. As leituras, os problemas envolvendo operações matemáticas tudo se associava ao meu dia a dia. Ainda sobre o letramento, meus pais me presenteavam, sempre que possível, com revistas de caça-palavras, palavras-cruzadas e gibis.
Ao iniciar o Ensino Fundamental II, foram apresentados pelos novos educadores novos gêneros textuais diferentes daqueles aos quais eu estava acostumado, foi nessa época que se intensificou a prática de redigir redações. Ler e escrever nunca foram atividades penosas para mim, embora houvesse maior preferências pela área de exatas. Iniciado o Ensino Médio, aumentou-se o rigor nos estudos, uma vez que estava cada vez mais próximo de finalizar os estudos, bem como se aproximava da época de se prestar vestibular para ingressar no Ensino Superior.
Consegui ingressar no Ensino Superior aos 18 anos de idade, iniciando os estudos no curso de Ciências Contábeis. Nessa época a prática da leitura se intensificou, posso dizer, que até triplicou. O curso requeria do acadêmico muita leitura e também muita prática na realização de pesquisas acadêmicas. Os gêneros textuais trabalhados eram outros. Havia muitos estudos de artigos científicos e tais textos possuem em sua predominância muitos elementos e dizeres característicos da área de que se estuda, ou seja, na maioria das vezes são utilizados termos extremamente técnicos.
Hoje posso dizer que iniciar o hábito da leitura desde cedo me ajudou demais em todas as fases da minha vida, inclusive a do presente momento. É bem verdade que a prática da leitura e da escrita requerem de todos certo grau de esforço, dedicação e comprometimento. O conhecimento adquirido por meio de livros: literários, científicos, bíblicos e diversos outros, nos possibilita compreender o mundo de outra forma.
Ao atuar na profissão verifica-se ainda que a prática da escrita e da leitura se fazem extremamente necessárias, uma vez que a profissão requer constante atualização de conhecimentos. Dessa forma, posso afirmar que a leitura e a escrita estiveram presentes em minha vida desde a infância, aperfeiçoando-se a cada fase. Além disso, atualmente, tanto a leitura quanto a escrita são partes integrantes da minha rotina.
SOBRE O AUTOR:
Daniel Xavier da Silva, de Espinosa/MG, é acadêmico da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Práticas de Leitura e Produção de Textos, ofertada de julho a novembro de 2024.
A orientação deste trabalho e a organização do e-book foram realizadas pelo Professor Carlos Henrique Silva de Castro e pelos tutores Daniela da Conceição Andrade e Silva, Luís Felipe Pacheco e Patrícia Monteiro Costa.