Recordações

Glauciene

Os textos publicados individualmente nesta página podem ser lidos reunidos nos volumes da coleção Memórias de Letramentos. Para adquirir seu e-book gratuito ou impresso  pelo preço apenas do serviço de gráfica, clique no banner ao lado ou no fim da página.


Glauciene Souza Rosa, Itamarandiba/MG

Meu sonho sempre foi fazer uma faculdade e, 22 anos depois, hoje, com 40 anos, estou realizando esse sonho. Voltando lá atrás, na minha infância, lembro-me da minha primeira escola. Ela era linda, muito grande e espaçosa, e o melhor: ficava no bairro onde eu morava, bem pertinho da minha casa. O que eu mais gostava nela era o laboratório; havia coisas tão esquisitas lá, mas eu achava interessante. Havia uma biblioteca muito grande e, como não existia esse tal de celular na minha época, nos reuníamos na biblioteca da escola para fazer pesquisas, estudar e realizar nossos trabalhos escolares, ou simplesmente para pegar um livro para ler. Era muito legal.

Lembro também de algumas professoras: umas eram muito bravas, outras mais boazinhas, mas todas eram muito dedicadas. Assim, comecei a aprender as primeiras palavrinhas, os primeiros números e a fazer continhas. Tudo isso aprendi só quando entrei na escola.

Vim de uma família muito simples e humilde, e meus pais eram analfabetos; não tiveram a oportunidade de estudar como eu tive e, sendo assim, não podiam me ajudar a ler, escrever e fazer contas. Para fazer as tarefas escolares, eu pedia ajuda para minha tia, que já era professora e me ajudou muito. Na minha época, poucas pessoas tinham televisão, e os jornais e revistas eram o nosso meio de notícias mais comum. Ficou um bom tempo assim até a tecnologia avançar e o jornal em papel diminuir. Hoje se vê pouco, mas ainda se vê.

O tempo foi passando e muita coisa foi mudando. Hoje, estou começando uma nova etapa na minha vida: estou tendo a oportunidade de fazer um curso superior, que era um sonho para mim anos atrás. Agora estou concretizando esse sonho, graças a Deus, que abriu essa porta pra mim.

Estou muito feliz e sei que há muita coisa diferente para eu aprender. Está sendo uma novidade atrás da outra, cada matéria diferente, cada aprendizado novo, coisas que eu nunca ouvi falar, mas que agora tenho a oportunidade de aprender. É bom ter novos desafios e novas experiências. Essa forma de estudo online, pra mim, será um desafio muito grande, pois é o primeiro curso online que faço na vida, e sei que vai exigir de mim muito esforço e dedicação pra seguir adiante. Mas sei que, com Deus à frente, tudo vai dando certo; o importante é não perder a fé.



SOBRE A AUTORA:

Glauciene Souza Rosa, de Itamarandiba/MG, é acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde cursa Pedagogia. Produziu este relato na disciplina Práticas de Leitura e Produção de Textos, ofertada de julho a novembro de 2024.


A orientação deste trabalho e a organização do e-book foram realizadas por Carlos Henrique Silva de Castro, Kátia Lepesqueur e Virgínia Batista.

%d blogueiros gostam disto: