Ione Pereira Coelho Marques, Grão Mongol/MG
Olá! Meu nome é Ione Pereira Coelho Marques, e moro na cidade de Grão Mogol. Sempre fui estudante de escola pública, e meu primeiro contato com a escrita foi aos seis anos de idade, na primeira série, como era chamada na época. Sempre fui uma criança que gostava muito de ir à escola e de estudar. Quando era pequena, eu contava os dias para começar as aulas.
Desde a infância, no momento em que iniciei os estudos, sempre tive dificuldades para ir à escola, pois morava na zona rural e, na época, não havia transporte escolar. Então, eu ia a pé para a escola, mas isso não fez com que eu desistisse dos estudos, pois sempre fui uma criança dedicada.
Quando criança, sempre gostei de ler contos de fadas, histórias em quadrinhos, entre outros gêneros. Isso serviu como incentivo para que eu começasse a aprender a ler. O período da escola foi a melhor parte da minha infância e adolescência.
Comecei a estudar na quinta série, e a partir desse período surgiram dificuldades para mim, pois tínhamos vários obstáculos para chegar à escola, enfrentávamos horas de viagem em um ônibus, chuvas, temporais e vários outros contratempos.
Isso, porém, não me fez desistir dos estudos, pois eles são essenciais para o desenvolvimento de qualquer pessoa. A alfabetização abre portas e permite que uma pessoa conquiste o mundo ao seu redor. A leitura e a escrita são processos fundamentais de aprendizado.
Foi por meio dos livros, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e A Bela Adormecida, que me encantei pelos contos de fadas. Eu imaginava como seriam fascinantes essas histórias e os quadrinhos.
Aprendi a ler e a escrever com a ajuda de meu professor, que segurava minha mão e me ensinava as letras do alfabeto, as vogais, as consoantes, e o método silábico de alfabetização. Com o passar do tempo, ingressei no Ensino Médio, onde havia muitos professores, matérias diferentes e horários variados. No início, estranhei essa nova rotina, mas logo me acostumei.
As aulas tinham 50 minutos de duração, e, no começo, tive dificuldades, principalmente por não estar habituada a escrever tanto em um único dia. Porém, com o tempo, me adaptei e passei a gostar cada vez mais do ambiente escolar, mesmo sendo uma escola pública, com turmas lotadas de mais de 50 alunos.
Minha matéria preferida sempre foi História, e eu me destacava nessa disciplina, obtendo notas excelentes. Embora as outras matérias também fossem interessantes, tive dificuldades em Matemática e Química, pois os professores não explicavam bem e não revisavam o conteúdo adequadamente. Pareciam dar mais atenção apenas a alguns alunos.
Apesar de vários desafios, consegui tirar boas notas em todos os bimestres do Ensino Médio e nunca pensei em desistir dos estudos. Escolhi cursar Matemática na faculdade por minha vontade de aprender e pela crença de que a educação é a chave para transformar o mundo. A educação tem o poder de mudar vidas.
SOBRE A AUTORA:
Ione Pereira Coelho Marques, de Grão Mongol/MG, é acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Práticas de Leitura e Produção de Textos, ofertada de julho a novembro de 2024.
A orientação deste trabalho e a organização do e-book foram realizadas pelo Professor Carlos Henrique Silva de Castro e pelos Tutores Daniela da Conceição Andrade e Silva, Luís Felipe Pacheco e Patrícia Monteiro Costa.