Os textos publicados individualmente nesta página podem ser lidos reunidos nos volumes da coleção Memórias de Letramentos. Nas próximas semanas publicaremos os 19 texos que compõem o volume 7 da obra. Para adquirir seu e-book gratuito ou impresso pelo preço apenas do serviço de gráfica, clique no banner ao lado ou no fim da página.
Somos mais de 200 vozes com este sétimo volume da Coleção MEMÓRIAS DE LETRAMENTOS, iniciada em 2017 na Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. Mais precisamente, dezenove vozes unem-se às 198 anteriores em uma ode pelo e para os letramentos e as aprendizagens. Este novo volume traz narrativas de futuros professores de Física, Matemática e Química à distância, acadêmicos da nossa universidade.
Entre os diversos relatos sobre o impacto positivo da leitura e da educação, oriundos de diversos cantos e Minas, especialmente dos Vales, algumas histórias se destacam pela profundidade das experiências e pela dedicação dos protagonistas. De Espinosa, uma história reflete uma relação duradoura e multifacetada com as palavras e a contagem. De Turmalina, surge a experiência de uma estudante apaixonada por romances e participante das Olimpíadas de Matemática. O contato inicial com caça-palavras, palavras-cruzadas e gibis da Turma da Mônica marcou o início dessas trajetórias e de muitos outros autores e autoras no universo da leitura. Os contos infantis, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e A Bela Adormecida, têm espaço cativo.
O carinho pelos professores é uma constante em todos os relatos. Enquanto alguns relembram com afeto o apoio do professor que “segurava sua mão” e os conduzia nas primeiras letras e sílabas, outros mencionam obras indicadas por esses educadores. Altamira, Maria Luiza, Tia Ção e Tia Gisele recebem declarações de amor explícito. Foi através delas e de várias outras que conheceram Dom Quixote, O Cortiço, Meu Pé de Laranja Lima e Chapeuzinho Amarelo. Outros, inspirados por diferentes motivações, relatam suas leituras de obras estrangeiras, como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, Os Miseráveis, de Victor Hugo, e até Shakespeare. Machado de Assis, Cecília Meireles e Paulo Coelho são outros nomes que aparecem nas ecléticas práticas de leitura relatadas.
Partindo de um início no mundo da leitura com gêneros infantis, hoje esses leitores relatam uma dedicação a leituras mais complexas, como artigos literários e científicos. Para a maioria, a leitura não é apenas um passatempo, mas uma verdadeira jornada de aprendizado e expansão de horizontes, ilustrando como os livros podem ser ferramentas poderosas na construção de uma mente curiosa e engajada. Esse percurso demonstra um contínuo amadurecimento intelectual e ilustra como o letramento pode ser um processo dinâmico e transformador na vida dessas pessoas. Ao leitor, advertimos: cada nova página certamente acrescentará novas cores e camadas ao seu entendimento do mundo.
Carlos Henrique,
Daniela,
Luís Felipe e
Patrícia (Orgs.)
A orientação deste trabalho e a organização do e-book foram realizadas pelo Professor Carlos Henrique Silva de Castro e pelos Tutores Daniela da Conceição Andrade e Silva, Luís Felipe Pacheco e Patrícia Monteiro Costa.