De volta à infância, primeiros passos da minha educação

Por Marcelo Rodrigues de Souza [1]



Eu sou o terceiro filho de uma família de cinco pessoas. Minha mãe, Rosangela Rosa de Jesus, e meu pai, Gerson Rodrigues de Souza, não conseguiram concluir seus estudos devido às dificuldades enfrentadas na vida rural. Desde a infância, eles trabalhavam para ajudar meus avós nas despesas e, consequentemente, tinham pouco tempo para frequentar a escola, que era distante e de difícil acesso.

No entanto, quando mudamos para a cidade, meus pais fizeram todos os esforços para garantir que eu recebesse uma educação de qualidade, apesar de não saberem ler e escrever. Eles trabalhavam fora de casa durante todo o dia, mas matricularam-me em uma creche aos quatro anos de idade, onde tive meu primeiro contato com textos escritos. Lembro-me com carinho da minha professora da educação infantil, Olímpia, que contava histórias ilustradas, fixadas em um varal. Mesmo sem saber ler, eu prestava atenção às histórias para descobrir qual imagem seria fixada no varal.

Nos primeiros anos de minha educação, tive acesso a histórias clássicas como “Chapeuzinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos”. Na terceira série do ensino fundamental, minha professora Rosalina ficou impressionada com meus desenhos ilustrando a história do “Patinho Feio”.

Nunca tive dificuldades com os números. Eu e meus irmãos e vizinhos brincávamos de contar pedrinhas e de jogá-las para o alto. Brincávamos de vender coisas, e cada um de nós tinha sua própria lojinha no quarto. Como ainda não sabíamos escrever aos 5 anos de idade, eu e meus irmãos tiveram a ideia de contabilizar tudo com feijões.

Ao chegar à escola, notei que o professor usava minhas atividades diárias como exemplos para explicar problemas matemáticos, como calcular a quantidade de pães que minha mãe havia pedido no mercado. Eu comecei a perceber que a matemática e a escrita estavam em todos os lugares.

Ao final do ensino fundamental, me apaixonei pelas histórias de Monteiro Lobato, que abordavam mitologia grega, como “O Minotauro” e “Os Doze Trabalhos de Hércules”. Essas histórias me ajudaram a compreender que há um mundo enorme a ser explorado.

As escolas em Malacacheta, minha cidade natal, possuíam bibliotecas repletas de livros incríveis e incentivavam a leitura, promovendo rodas de conversa para que contássemos o resumo das histórias.  As práticas com números na escola me ajudaram a investigar os fatos ao meu redor, a refletir sobre bons hábitos financeiros e a buscar soluções para problemas do dia a dia.

Quando ingressei na UFVJM, encontrei o que procurava: reflexões sobre atualidades, preparação para enfrentar a vida e solucionar problemas como desemprego, contaminação dos rios e epidemias, que senti falta durante o ensino médio.



[1] Marcelo Rodrigues de Souza é graduando da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada no primeiro semestre de 2023. A organização e edição do material foi feita pelo Projeto de Extensão Aula Digital.

Este trabalho foi orientado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, com as ricas contribuições na revisão e organização do tutor Marcos Roberto Rocha.

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