Letramento e religião

Bruna

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Bruna Tiele Gomes, Itamarandiba/MG

Minha mãe não terminou os estudos, embora seu sonho fosse se formar e ser professora, um objetivo que estava distante da sua realidade. Ela compreendia o valor da educação e o quanto ela faz falta; por isso, sempre incentivou a mim e aos meus dois irmãos a estudarmos e nos deu todo o seu apoio. Recordo-me de quando estava aprendendo a ler: ela constantemente me perguntava o que formava B com A, C com E, e assim me ajudava a treinar as sílabas.

Durante minha alfabetização, meu pai estava fazendo supletivo, já que ele também não havia concluído os estudos. Nós tínhamos horários dedicados para as tarefas: no tapete da sala, ele escrevia em seu caderno enquanto eu fazia o meu dever de casa. Esse apoio da minha família foi fundamental para que eu desenvolvesse o gosto pela aprendizagem e valorizasse a educação.

Quando comecei a ler, a escola não tinha uma biblioteca, então nosso acesso à literatura era restrito aos textos dos livros didáticos ou às folhas que a professora trazia, passadas no mimeógrafo. No entanto, em casa, eu tinha acesso a diversos livros e revistas porque meus pais eram Testemunhas de Jeová e, devido à nossa religião, a leitura era uma prática comum. Eu possuía dois compêndios de histórias: “Meu Livro de Histórias Bíblicas”, um livro de capa dura amarela que era meu favorito, e um outro chamado “Aprenda Com O Grande Instrutor”.

Na adolescência, eu não me enturmei muito e, para passar o tempo, mergulhei na leitura. Eu baixava livros em PDF e os lia no computador e, depois, no celular que ganhei. Conheci muitos personagens inspiradores, histórias envolventes, vivi enredos dramáticos e, assim, me apaixonei por ler.

Hoje, infelizmente, não tenho tanto tempo para ler como antes, mas ainda mantenho o gosto pela leitura, tanto de histórias quanto das matérias da minha religião. Acredito que o hábito de ler constantemente me tornou uma pessoa mais inteligente e consciente. Todos deveriam ter a oportunidade de explorar o universo da literatura e se beneficiar dele.



SOBRE A AUTORA:

Bruna Tiele Gomes, Itamarandiba/MG, é acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde cursa Pedagogia. Produziu este relato na disciplina Práticas de Leitura e Produção de Textos, ofertada de julho a novembro de 2024.


A orientação deste trabalho e a organização do e-book foram realizadas por Carlos Henrique Silva de Castro, Kátia Lepesqueur e Virgínia Batista.

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