Escalada de um sonho

Por Fabiana Lima Pereira [1]



Muitas as lembranças da vida, entre elas algumas que tiveram grande relevância, sempre irei carregar, pois não teria como esquecê-las. Desde muito cedo uma criança que sonhava em conquistar o mundo, que sempre ouvia dos pais que deveria estudar e o mundo aos meus pés.

A minha alfabetização começou no berço familiar, aos meus 4 ou 5 anos de idade minha mãe me ensinava a escrever meu próprio nome e ler de acordo ela sabia, pois com baixo de nível de escolaridade e meu pai analfabeto era um grande desafio, porém mesmo assim quando comecei a frequentar uma sala de aula já sabia um pouco do básico como meu nome e alguns números. Nascida e criada em Zona Rural, nosso acesso a livros e textos eram muito restritos, internet então nunca se ouvia a respeito, mesmo assim tenho lembranças muito boas, era apaixonada por histórias em quadrinhos e gibis entre elas eu tinha coleção de várias revistas da Turma da Mônica e também amava o Sítio do Pica-Pau Amarelo, além de ter inúmeras revistas de colorir, e ter como primeira referência de livro a Bíblia Sagrada.

Ainda na infância na minha primeira escola, pude ter acesso a outros gêneros textuais, principalmente literários, e ter acesso a mais conteúdos de escrita e leitura. Nos primeiros anos em ambiente escolar começou minha relação com a escrita, escrevia várias cartinhas para as amigas e às vezes até de amor, os anos passaram e depois de 5 anos me mudei de escola para fazer o Ensino Fundamental II, saindo de casa as 11:30 e chegando as 18:30 durante 4 anos, nessa nova escola as oportunidades cresceram para me aperfeiçoar com novas técnicas e professores mais capacitados e aumentei meus conhecimentos, fiz amizades lindas e troquei experiências incríveis.

No mesmo período comecei a escrever poemas, principalmente exaltando a beleza da minha cidade, e eu sonhava em publicar um dia. Fui premiada várias vezes por elaboração de redação, textos e poemas, em projetos de incentivo a escrita e leitura. Nesse período comecei a entender, o real valor das coisas e comecei a vender perfumes e maquiagem na escola para comprar lanche e outras coisas, sempre fui uma aluna disposta a aprender e gostava muito de estudar, nunca tive muita dificuldade em aprender e sempre quando surgia dúvidas ia em busca de respostas, sempre gostei muito de matemática então me dedicava muito a essa disciplina.

No ensino médio me mudei para outra escola, no início tive muito medo dessa fase, porém venci. As disciplinas aumentaram mesmo com dificuldade criei amor por elas, gostei muito da Química e continuei a gostar também de matemática. Nesse período cresceu muito a vontade de fazer um curso superior, e em busca de novos horizontes eu lia e escrevia muito, dos clássicos aos modernos a paixão por livros aumentou, e o romance passou a ser meu gênero preferido.

Agora na universidade pude perceber que as leituras precisam de maior atenção e melhor interpretação, ver realmente o que as entrelinhas nos diz. Cada pequeno passo que dei até aqui foram centímetros da minha escalada de um dos meus maiores sonhos. Concluo esse pequeno relato exaltando o orgulho imenso de cada desafio vencido, o quão maravilhoso é mostrar que uma menina podia correr atrás de seus sonhos e estar hoje em uma Universidade. Imenso prazer em carregar o nome da minha pequena e amada cidade – Rio Pardo de Minas, norte do estado de Minas Gerais – que me proporcionou o que tinha de melhor, gratidão por cada instituição de ensino que me acolheu assim como a UFVJM, quem sabe após minha licenciatura o sonho de publicar poemas também seja realizado.



[1] Fabiana Lima Pereira é graduanda da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada no primeiro semestre de 2023. A organização e edição do material foi feita pelo Projeto de Extensão Aula Digital.

Este trabalho foi orientado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, com as ricas contribuições na revisão e organização do tutor Marcos Roberto Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: