Daniele Mendes Rodrigues Nobre, Montes Claros/MG
A educação na minha vida começou desde cedo. Entrei no jardim de infância (nome dado ao maternal nos dias de hoje) aos três anos de idade. Quando pequena, tive a presença dos meus pais na minha vida escolar, mas, apesar de ter esse incentivo para os estudos, eu não era uma criança que gostava de estudar.
Meu pai lia jornal todos os dias e sempre que passava alguém vendendo enciclopédias ele comprava. Naquela época, não tinha acesso à internet; as pesquisas eram feitas através dos livros. Frequentava a escola dominical, onde tive a oportunidade de ler sobre várias histórias da Bíblia. Minha mãe, talvez por ser professora, cobrava bastante e me fazia passar os cadernos a limpo, pois minha letra não era das melhores. Ela estava sempre presente na escola; mesmo tendo cinco filhos, cuidava de todos com o mesmo zelo.
Recordo de quando criança, minha mãe contava histórias; uma se chamava “Menina de trança”, que só fui descobrir mais tarde que a história era sobre mim. Ela fazia desenhos para que nós pudéssemos colorir; esses momentos eram sempre à noite, antes de dormir.
Meu pai trabalhava e, quando chegava em casa, revisava a tabuada todos os dias. Ele fazia de tudo para tornar nossas vidas escolares mais divertidas. Lembro-me de que meu pai construiu um grande relógio de madeira para nos ensinar a ver as horas e, sempre que podia, comprava vários quebra-cabeças para nós.
Hoje sou graduada em administração de empresas e quero continuar aprendendo, pois o aprendizado deve ser contínuo. Sigo tentando conciliar as tarefas do dia a dia com o estudo.
Ao recordar meus momentos de infância percebo o quanto a presença dos pais na vida escolar dos filhos traz boas memórias e o quanto é importante este acompanhamento.
SOBRE A AUTORA:
Daniele Mendes Rodrigues Nobre, de Montes Claros/MG, é acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e produziu este relato na disciplina Práticas de Leitura e Produção de Textos, ofertada de julho a novembro de 2024.
A orientação deste trabalho e a organização do e-book foram realizadas pelo Professor Carlos Henrique Silva de Castro e pelos Tutores Daniela da Conceição Andrade e Silva, Luís Felipe Pacheco e Patrícia Monteiro Costa.
