V. 1, n. 1 (ahead of print - 2025/2): Revista Acadêmica Olhares dos Vales

Ensaios

O Impacto do Racismo Estrutural e do Capitalismo na Educação Básica e Educação Superior no Brasil

Elizete Pires de Sena

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Impactos do Sistema Capitalista e do Racismo Estrutural

João Edson Gomes

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Página em construção.

Sobre a Revista

 A revista acadêmica Olhares dos Vales inaugura suas publicações em agosto de 2025, com produções de acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), curso voltado para a formação de professores de português, inglês e ciências da natureza e ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no campus de Diamantina, Minas Gerais.

Nosso escopo, assim, são trabalhos produzidos a partir de nossa grade de disciplinas e projetos do curso, em diferentes gêneros textuais como artigos científicos, relatos de práticas, biografias de relevância, produções literárias etc.. Os editores interessam-se, ainda, em diálogos com outras áreas de formação superior, oferecendo espaço para publicação de trabalhos de acadêmicos, em acordo com os professores organizadores dos materiais de seus acadêmicos.

O título deste periódico, Olhares dos Vales, representa nossa busca por visibilizar sujeitos, culturas e territórios da área de abrangência do nosso curso e da nossa Universidade, Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e vizinhança.

 

Avaliações dos trabalhos

Enquanto revista de trabalhos de acadêmicos, este periódico conta com os professores do ensino superior para orientação e revisão dos trabalhos submetidos para a publicação.

Periodicidade

A revista acadêmica Olhares dos Vales adota Fluxo Contínuo para a submissão e publicação dos trabalhos, em números organizados semestralmente a cada Tempo Comunidade (tempo dedicado a diálogos mais práticos com as comunidades de origem dos acadêmicos-autores) e publicação dos materiais de acordo com a metodologia ahead of print (publicação on-line assim que aprovados, independentemente da finalização do número e volume). Os números são fechados semestralmente. Chamadas para dossiês temáticos serão oportunamente divulgadas nesta página.

Editor-Chefe

Carlos Henrique Silva de Castro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

 

Editores

Rosana Batista dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Marcio Jean Fialho de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

 

Comissão Editorial

André Rodrigo Rech, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Clebson Souza de Almeida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Diogo Neves Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Helder de Moraes Pinto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Ivana Cristina Lovo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

José Claudio Luiz Nobre, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Luciano Soares Pedroso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Luiz Henrique Magnani, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Luiz Otávio Costa Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Meiriane Rafaela Assunção Guimarães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Ofelia Ortega Fraile, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Pablo Bedmar Soria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Paulo Afranio Sant'Anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre, com licença Creative Commons 4.0 internacional, que permite o uso imediato e a exibição pública do conteúdo, bem como a remixagem e disponibilização dos produtos resultantes, desde que não se tenha objetivos financeiros e que se licencie o novo produto sob as mesmas condições. Acreditamos que uma política de acesso livre nesses moldes proporciona maior democratização dos conhecimentos e saberes que trazemos ao diálogo, bem como a construção de novos conhecimentos, potencialmente transformadores dadas as vozes que aqui reverberam.

 

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