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V. 1, n. 1 (ahead of print - 2025/2): Revista Acadêmica Olhares dos Vales
Ensaios
O Impacto do Racismo Estrutural e do Capitalismo na Educação Básica e Educação Superior no Brasil
Elizete Pires de Sena
Clique aqui e baixe o arquivo para leitura
Impactos do Sistema Capitalista e do Racismo Estrutural
João Edson Gomes
Clique aqui e baixe o arquivo para leitura
Página em construção.
Sobre a Revista
A revista acadêmica Olhares dos Vales inaugura suas publicações em agosto de 2025, com produções de acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), curso voltado para a formação de professores de português, inglês e ciências da natureza e ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no campus de Diamantina, Minas Gerais.
Nosso escopo, assim, são trabalhos produzidos a partir de nossa grade de disciplinas e projetos do curso, em diferentes gêneros textuais como artigos científicos, relatos de práticas, biografias de relevância, produções literárias etc.. Os editores interessam-se, ainda, em diálogos com outras áreas de formação superior, oferecendo espaço para publicação de trabalhos de acadêmicos, em acordo com os professores organizadores dos materiais de seus acadêmicos.
O título deste periódico, Olhares dos Vales, representa nossa busca por visibilizar sujeitos, culturas e territórios da área de abrangência do nosso curso e da nossa Universidade, Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e vizinhança.
Avaliações dos trabalhos
Enquanto revista de trabalhos de acadêmicos, este periódico conta com os professores do ensino superior para orientação e revisão dos trabalhos submetidos para a publicação.
Periodicidade
A revista acadêmica Olhares dos Vales adota Fluxo Contínuo para a submissão e publicação dos trabalhos, em números organizados semestralmente a cada Tempo Comunidade (tempo dedicado a diálogos mais práticos com as comunidades de origem dos acadêmicos-autores) e publicação dos materiais de acordo com a metodologia ahead of print (publicação on-line assim que aprovados, independentemente da finalização do número e volume). Os números são fechados semestralmente. Chamadas para dossiês temáticos serão oportunamente divulgadas nesta página.
Editor-Chefe
Carlos Henrique Silva de Castro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Editores
Rosana Batista dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Marcio Jean Fialho de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Comissão Editorial
André Rodrigo Rech, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Clebson Souza de Almeida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Diogo Neves Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Helder de Moraes Pinto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Ivana Cristina Lovo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
José Claudio Luiz Nobre, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Luciano Soares Pedroso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Luiz Henrique Magnani, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Luiz Otávio Costa Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Meiriane Rafaela Assunção Guimarães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Ofelia Ortega Fraile, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Pablo Bedmar Soria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Paulo Afranio Sant'Anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre, com licença Creative Commons 4.0 internacional, que permite o uso imediato e a exibição pública do conteúdo, bem como a remixagem e disponibilização dos produtos resultantes, desde que não se tenha objetivos financeiros e que se licencie o novo produto sob as mesmas condições. Acreditamos que uma política de acesso livre nesses moldes proporciona maior democratização dos conhecimentos e saberes que trazemos ao diálogo, bem como a construção de novos conhecimentos, potencialmente transformadores dadas as vozes que aqui reverberam.